domingo, 7 de agosto de 2011

Copiaram meu texto!


mlsitefotos - 044
O que, no final das contas, os escritores querem, é ter seus textos lidos, publicados, conhecidos. Na era do blog, até os diários, que antes eram formas pessoais de registro, tornam-se públicos e estão disponíveis para quem quiser vê-los.
É muito bonitinho isso… a princípio! Tenho certeza de que você já recebeu um email, com uma linda poesia, sem o nome do autor.
Talvez você mesmo tenha copiado e colado um trecho de texto que achou interessante, repassando-o para amigos…
Pense bem: vivemos disso! Não estou falando da pirataria pura e simples, que prejudica o mercado editorial, que impede que os autores recebam os direitos pelo ofício, que acaba por fazer com que o livro custe mais. Estou falando de apropriação.
Nessa discussão, já encontrei muitos dizendo: ” — Ah, se livro fosse mais barato, não existiria pirataria”. Eu, sinceramente, não sei. Acho que não. A pirataria continuaria existindo, no meu ponto de vista, mesmo porque, existem livros muitíssimo baratos e são copiados!

Bem, restringindo um pouco o assunto, falemos sobre os seus textos. Todo escritor deve, periodicamente, fazer uma busca na internet com os seguintes termos:
* nome * parte do nome * abreviações do nome * título do texto, poema ou livro * um verso, frase ou palavra especial que possa caracterizar seu texto
Os mecanismos de busca são conhecidos… Google, cadê, e outros, nacionais e internacionais.
Não esqueça do Orkut! Você pode entrar na aba de pesquisa, digitar os termos e achar seu texto num tópico ou num perfil!
E o que fazer quando acha seu texto, por aí, sem crédito? Se você quiser que seu texto permaneça no site, com o devido crédito, entre em contato. Uma sugestão de mensagem:
Prezado responsável pelo site:
Numa pesquisa na internet achei o texto “xgxgxggxg”, de minha autoria, disponível para leitura, sem o devido crédito.
Não me recordo de ter autorizado a publicação.
Por favor, entre em contato comigo através do email vgcvcgvg@hfhhfhf para que eu envie uma autorização de publicação do texto, com a condição de que meu nome apareça como autor do mesmo.
Atenciosamente,
XXXXXX
Se você não quiser que seu texto permaneça no site:
Prezado responsável pelo site:
Numa pesquisa na internet achei o texto “xgxgxggxg”, de minha autoria, disponível para leitura, sem o devido crédito.
Não me recordo de ter autorizado a publicação.
Por favor, peço que retire o texto da página, pois tenho outras intenções de uso para o mesmo. Aguardarei a providência e seguirei monitorando.
Atenciosamente,
XXXXX
Agora, uma explicação final: note que no segundo exemplo de mensagem, eu escrevi a frase: “tenho outras intenções de uso para o mesmo”. O que é isso?
Isso é uma coisa que muitos escritores iniciantes não entendem. Existem editoras, concursos, ou situações especiais (editais públicos, por exemplo) que não aceitam textos que já tenham sido publicados. Preste atenção:
TODO TEXTO QUE ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET RECEBE A CLASSIFICAÇÃO DE PUBLICADO.
Publicado, tornado público… Faz sentido?
Aproveito para dizer que os textos que você encontra no Blog da Madame Livro podem ser copiados, colados em sites, fóruns e Orkut, ou usados em seu arquivo pessoal… DESDE QUE com o link do blog. Se quiser colocá-los em algum material impresso, deve entrar em contato por email : madamelivro@conhecedores.com
Não espero mandar uma cartinha dessas para nenhum de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário