quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Todas as atividades do "ofício" do escritor


"Olá, gostaria de me apresentar. Sou uma 2615, subdivisão 05, 15, 20 e 30. E você, está classificado como?"
Piada? Não... leia até o fim... O site do Ministério do Trabalho apresenta, numa das áreas chamada Classificação Brasileira das Ocupações, uma descrição bastante acurada do trabalho de um escritor.
Como dá para perceber, escritor não é profissão assim como advogado, engenheiro, professor... É antes, uma ocupação. Fica-se "ocupado" produzindo textos. Não há nenhuma legislação que regulamente a profissão em si e esta, é uma discussão delicada, com opiniões que vão desde o "pró" explícito até o mais ferrenho "contra".
Mesmo assim, o trabalho de achar as tarefas dentro da ocupação foi feito por profissionais da área, que listaram, de forma muito objetiva, os afazeres da ocupação.
Começamos desmembrando os ocupados em escrever, em diversos grupos, a saber:
2615-05 - Autor-roteirista - Adaptador de obras para teatro, cinema e televisão , Argumentista-roteirista de história em quadrinhos , Autor-roteirista de cinema , Autor-roteirista de rádio , Autor-roteirista de teatro , Autor-roteirista de televisão , Autor-roteirista multimídia , Dramaturgista
2615-10 - Crítico - Crítico de artes plásticas , Crítico de cinema , Crítico de dança , Crítico de jornal (ombudsman) , Crítico de música , Crítico de rádio Crítico de teatro , Crítico de televisão , Crítico literário
2615-15 - Escritor de ficção - Autor de ficção , Contista , Cronista de ficção , Dramaturgo , Ensaísta de ficção , Escritor de cordel , Escritor de folhetim Escritor de histórias em quadrinhos , Escritor de novela de rádio , Escritor de novela de televisão , Escritor de obras educativas de ficção , Fabulista , Folclorista de ficção Letrista (música) , Libretista , Memorialista de ficção , Novelista (escritor) , Prosador , Romancista
2615-20 - Escritor de não ficção - Biógrafo , Cronista de não ficção , Enciclopedista , Ensaísta de não ficção , Escritor de obra didática , Escritor de obras científicas , Escritor de obras educativas de não ficção , Escritor de obras técnicas , Folclorista de não ficção , Memorialista de não-ficção
2615-25 - Poeta - Letrista , Trovador
2615-30 - Redator de textos técnicos - Glossarista , Redator de anais , Redator de jornal , Redator de manuais técnicos , Redator de textos científicos , Redator de textos comerciais
O que todos eles têm em comum?
Escrevem textos literários para publicação, representação e outras formas de veiculação e para tanto criam projetos literários, pesquisando temas, elaborando esquemas preliminares. Podem buscar publicação ou encenação da obra literária bem como sua divulgação.
Para realizarem o objetivo de escreverem seus textos, precisam de condições gerais de exercício (seja lá o que isso represente!), ou seja:
Desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores-roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
Apesar de não ser profissão, há uma exigência implícita na ocupação. Então, o Ministério do Trabalho nos fala de formação e experiência:
"O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, sendo imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas."
Para tanto, é necessário que se tenha algumas habilidades e competências pessoais, que são:
  1. Demonstrar hábito de leitura
  2. Demonstrar criatividade
  3. Desenvolver intuição
  4. Demonstrar senso de observação
  5. Dominar a língua
  6. Dominar a linguagem específica do veículo (Tv, livro, cinema, teatro, jornal etc)
  7. Negociar contrato de edição
  8. Discutir direitos autorais
  9. Participar de comissões julgadoras
UFA!
E agora, o cotidiano... Para realizar a ocupação é necessário que se faça uma série de atividades, também agrupadas em tarefas maiores:
A - ESCREVER TEXTOS
  1. Adequar linguagem ao público alvo
  2. Utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores
  3. Decodificar a obra para o público alvo
  4. Escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra
  5. Elaborar e reelaborar o texto
  6. Justificar as ideias apresentadas no texto técnico, didático e científico
  7. Refazer o livro didático periodicamente
  8. Apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho
  9. Reelaborar o texto final considerando pareceres críticos
B - CRIAR PROJETO LITERÁRIO
  1. Definir gênero da obra (forma e conteúdo)
  2. Situar projeto em um determinado espaço, tempo.
  3. Considerar público alvo
  4. Buscar subsídios na memória (emocionais, experiência pessoal)
  5. Buscar subsídios nas memórias de leituras (textos escritos, imagens, espetáculos etc)
  6. Definir formas metodológicas na obra didática
  7. Considerar diretrizes dos órgãos oficiais
  8. Considerar diretrizes formuladas para projeto
  9. Considerar as diretrizes comerciais do projeto
C - PESQUISAR TEMAS PERTINENTES AO PROJETO
  1. Pesquisar textos literário
  2. Pesquisar fontes historiográficas
  3. Pesquisar textos jornalísticos
  4. Pesquisar teatro
  5. Pesquisar cinema
  6. Pesquisar palavras, gírias e formas de expressão
  7. Pesquisar música
  8. Pesquisar iconografia
  9. Pesquisar os sons das palavras
  10. Consultar especialistas
  11. Realizar pesquisa de campo
  12. Selecionar material coletado
D - ELABORAR ESQUEMA PRELIMINAR
  1. Definir personagem
  2. Desenvolver enredo
  3. Definir espaço
  4. Definir tempo
  5. Definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica
  6. Considerar prazos na elaboração do texto
  7. Definir foco narrativo
E - BUSCAR A PUBLICAÇÃO OU ENCENAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA
  1. Procurar editor para publicação
  2. Enviar textos para concursos literários
  3. Procurar produtor de teatro, cinema e televisão
  4. Analisar propostas de trabalho pré-definidas
  5. Procurar coordenador de coleções
  6. Procurar agentes literários
F - DIVULGAR A OBRA
  1. Participar de lançamentos da obra
  2. Participar de mesas redondas
  3. Divulgar a obra junto a críticos e resenhistas
  4. Participar de feiras de livros e exposições
  5. Utilizar a internet como meio de divulgação da obra
  6. Participar de concursos
  7. Realizar palestras para divulgar a obra
  8. Conceder entrevistas
Abaixo, segue o link da página, (você pode imprimir em PDF procurando na barra esquerda por famílias e colar em sua mesa, assim saberá o que deve fazer para estar ocupadoescrevendo textos!!!! Não sei se rio, ou se choro...)
Profissionais da Escrita
Estava achando que era moleza? :D

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