terça-feira, 24 de junho de 2014

5 locais para achar ideias para seus artigos


Tapping a PencilTodo escritor sabe que as ideias para os artigos, contos, romances, poesias, etc., estão em toda parte. Livros, sites e cursos sobre escrita nos dizem para buscar inspiração nas nossas vidas e no mundo em que vivemos.
Musa Inspiradora que todos procuramos, pode ser facilmente acessada através de alguns momentos de reflexão: verifique seus interesses, experiências de vida e os tópicos que mais o atraem quando procura algo para ler.
Parece que nosso cérebro "escreve" o que mais "lê" e assim, as referências vêm naturalmente se nos dedicarmos, apenas, a prestar atenção ao que consumimos em termos de informação.
Contudo, há fases, ou dias, nos quais a página em branco vira um monstro… A esse fato, é dado o nome de "bloqueio do escritor".

Isso vira um verdadeiro pesadelo se você é um escritor freelancer, que escreve artigos para sites, ou blogs, por exemplo.
Então, se está tendo dificuldades para encontrar ideias para textos, aqui estão cinco possibilidades que podem desencadear algumas "ondas cerebrais de criatividade" e mais lucros, no final do mês:
  1. Fóruns: Vá onde seu público-alvo está e descubra o que é que eles precisam saber. Fóruns na web e redes sociais são dois ótimos lugares para achar grandes temas. Cada tipo de comércio, hobby, ou ocupação tem um fórum na internet. Se você está escrevendo não-ficção, este é um terreno fértil de idéias para artigos. Fóruns estão zumbindo com atividade como: questões que usuários postam, respostas e buscas por informações. Eles também são importantes porque atualizam os dados no que diz respeito aos últimos artigos e notícias publicadas, o que poupa muito tempo, para quem já não o tem! Seja o seu assunto borboletas, ou física quântica, haverá um fórum específico sobre isso;
  2. Páginas Editoriais: Se você quer escrever para uma revista, ou site e está lutando para encontrar algo "apropriado" para mostrar a eles, consulte a página específica de submissão de artigos, ou o Kit para Anunciantes. Ela é uma mina de ouro de informações para o escritor freelancer. Você pode pensar que não há o menor sentido em conhecer preços de anúncios, prazos ou tamanhos, mas cuidado! Olhe para além dessas informações. As diretrizes, muitas vezes, têm informações sobre temas propostos para o ano e os prazos para inscrições. Isso pode ser útil para gerar todas as idéias dentro de seus temas. Pacotes de mídia também costumam informar sobre o perfil do leitor, o que eles querem da revista, faixa etária, classe social e interesses em geral;
  3. Sites de Perguntas: Todo mundo tem perguntas, incluindo potenciais leitores. Com o advento de sites como Yahoo! Respostas, os escritores têm agora acesso a centenas de questões que pairam por aí. O site tem temas agrupados em "categorias", resolvidas e em aberto, e até mesmo "Melhores Respostas" (que quase sempre estão bem longe de serem completas e é aí que você entra!). Por exemplo, se você escrever sobre paternidade, um rápido olhar para a seção "Perguntas resolvidas" mostra temas sobre "obesidade na infância", "quando dizer a uma criança que ela foi adotada", "como lidar com as birras da criança"… Já forneci três temas… :)
  4. Seções de Classificados: Como escritores freelancers, somos lembrados, repetidamente, que as ideias objetivas funcionam melhor do que qualquer outra coisa, para uma revista, ou jornal. Embora você possa ter acesso à linha editorial de uma publicação, nada lhe dá uma melhor percepção do perfil de leitores do que os classificados. Com a publicidade trazendo a maior parte da receita, os anúncios são sempre cuidadosamente orientados para os leitores. Estudar os anúncios sempre lhe dará uma boa idéia sobre o que o editor está procurando e o que interessa ao leitor. Anúncios de elevadores, de casas de férias na Europa, dica aos leitores idosos que se aposentaram e têm dinheiro para gastar… Revistas para um público de pais jovens são susceptíveis de veicularem publicidade relacionada à moda, marcas de produtos alimentares, saúde e produtos voltados para crianças. Estudo da publicidade concentram-se, fundamentalmente, num público-alvo. Que tipo de artigo seria de seu interesse? Cada revista tem sua marca própria e única. Olhe para os classificados e você será capaz de imaginar artigos direcionados para cada publicação, individualmente. Quer ser o freelancer favorito de um editor? Leia os classificados...
  5. Comunicados de imprensa: Este material é produzido por pessoas que trabalham para empresas, divulgando para a imprensa, novos produtos e serviços. São os velhos e bons Press Releases… A dica é buscá-los e a partir de um texto que já existe, desenvolver uma pesquisa, procurar estatísticas e compor um segundo material, que pode até mesmo, divulgar as informações que recebeu no Press Release. Para ilustrar esse artigo, entrei no Google e fiz uma busca por "press release: brinquedos". Selecionei, à esquerda, a coluna "mais" e "no último mês". Encontrei desde lançamento de games, aos artigos do MacDonalds falando de Mac Lanche Feliz, passando por feiras específicas do setor. O que eu faria em seguida? Escolheria um tema que me atraísse, no caso, lançamento de games, e buscaria, agora, especificamente: "press release: games", filtrando o período para "na última semana". Mais uma dica é usar sites que se dedicam a divulgar esse material como o http://www.brandpress.com.br, separado inclusive, por categorias!
Por favor, se tiver mais dicas de sites específicos, deixe um comentário.
Nossa comunidade de "escritores bloqueados" agradece! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário