quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Leitura Harmonizada: A Viagem do Elefante


Por: Iara Bichara*
Mais um lindo dia amanheceu!
O canto dos pássaros e a claridade anunciam a chegada da Primavera e com ela, aumenta o nosso desejo de deixar a toca onde nos instalamos no período de inverno.
Além da possibilidade de variar os locais de leitura, como já foi proposta na coluna da semana passada, sair também remete a viajar e por falar em viagem, minha sugestão de leitura harmonizada para esta semana é:
Livro: A Viagem do Elefante
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras




  • Assunto
A partir de um fato real, ocorrido no século XVI, onde o rei de Portugal e Algarves, Dom João III, casado com dona Catarina d´Áustria, resolveu oferecer um elefante como presente de casamento ao arquiduque austríaco, Maximiliano II, o genial autor constrói um romance sobre o caminho percorrido pelo animal e sua comitiva.
Segundo o próprio autor, não se trata de um romance, já que não tem uma história de amor, mas uma “metáfora da vida humana”.
Vale a pena ler este livro, que foi um dos últimos escritos de Saramago, publicado em 2008, pouco antes de sua morte.
Para acompanhar a leitura, como a comitiva sai, a pé, de Lisboa, atravessa a Espanha, do porto da Catalunha segue por barco até Gênova e de lá, novamente a pé até a Áustria, preparamos um cardápio ibero-germânico. Vamos lá!


A Viagem de Salomão

ACEPIPES

SARDELA

Ingredientes:
1/2 kg de pimentão vermelho;
2 col. (sopa) de extrato de tomate;
4 dentes de alho;
1 pitada de noz moscada;
1 col. (chá) de páprica picante;
150 a 200 g de aliche amassado;
molho de pimenta a gosto;
1/2 xícara de azeite;
1 col. (chá) de louro em pó;
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o pimentão cortado em cubos, o purê de tomate, páprica e alho. Coloque a massa em uma panela e apure até o ponto de purê. Deixe esfriar e misture os outros ingredientes, colocando o azeite por último. Congele em porções pequenas e descongele quando aquele pão italiano da padaria piscar pra você.

CHARCUTARIA e QUEIJOS

  1. Frios diversos, na forma tradicional ou light
  2. Mini salsichas, tipo Viena
  3. Queijos diversos
  4. Patês de queijo, tipo light

BEBIDAS

  1. Vinho Português
  2. Chá Indiano
  3. Mélange

DOÇURAS

  1. Bolachinhas com especiarias
  2. Biscoitos amanteigados
  3. Strudel

  • Dicas

Como a viagem transcorre entre Portugal, Espanha, Itália e Áustria, você poderá variar a cada dia seu cardápio.
A cozinha austríaca privilegia os pratos frios: charcutaria (embutidos), queijos, pães, bolachinhas e biscoitos.
O “Mélange” é bebida tradicional austríaca e nada mais é do que o nosso velho conhecido “Café com Leite”.
O Chá Indiano tradicional, além das especiarias, leva leite. Mas você poderá fazer um chá delicioso e barato, acrescentando ao chá preto um pauzinho de canela e um grão de cravo.
Prepare a sardela, se possível, um ou dois dias antes de começar a ler o livro. Ela ficará mais saborosa, pois o aliche derreterá e as espinhas ficarão mais macias.
Você poderá substituir o pão italiano por torradinhas light.
Se você quiser “doçuras” mais light, opte por uma maçã verde

  • Curiosidades / Considerações

Depois de receber o Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago em viagem à Áustria, após uma conferência em Salzburgo, foi convidado a jantar em um restaurante cujo nome era “O Elefante”.
Entre as pessoas que o acompanhavam, estava uma leitora da língua portuguesa que explicou ao escritor a origem do nome do restaurante.
José Saramago notou que havia uma escultura grande de um elefante e um  friso com esculturas menores representando os locais por onde passou o elefante.
Porém, ao pesquisar na história de seu país, o autor encontrou poucas referências sobre o fato, o que não o impediu de criar esta belíssima obra.
Preparei um cardápio divertido, versátil e variado para que você seja recompensado pelas reflexões que irá fazer.
Divirta-se e aproveite para considerar nessa “metáfora da vida humana, a viagem como o trânsito sob as intempéries”, como bem disse o crítico Fernando Gomes Aguillera.
Fique bem!
_____________________________________________________________________
Iara Bichara é formada em Letras – Português e Literatura Francesa, e também: uma leitora compulsiva, colunista do Blog da Madame Livro e adora tudo o que é harmônico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário